domingo, 29 de setembro de 2013

Apoiar candidatos que não é do mesmo grupo político é infidelidade partidária

Meus amigos e amigas do facebook, venho por meio deste responder as pessoas que estão me ligando e perguntado se vou a convenção do PT na segunda feira ,quero deixar bem claro que meu partido é PMDB, o mesmo do vice governador Pezão e o governador Sérgio Cabral, os quais na ultima terça feira doou para São João da Barra duas AMBULÂCIAS 0Km. Ja foi encaminhado também para o governador assinar o documento passando definitivamente a área do Balneário para o município, enquanto isso trouxe um documento provisório dando direito de uso daquela área. Ainda para este ano já está previsto no orçamento do estado a construção do Centro Vocacional Técnologico (CVT). Em outra reunião recentemente com o Presidente da ALERJ Paulo Melo, vice governador Pezão e o governador Sérgio Cabral conseguimos 8 milhões para São João da Barra para fazermos uma pista de mão dupla toda iluminada atrás do bairro de Fátima em uma faixa doada pelo empresário Marcio Pinto, o qual vai dar titularidade para todas aquelas famílias existente no mesmo. Encaminhamos também um projeto da primeira vila Olimpica a ser construída em São João da Barra no valor de 14 milhões, uma parceria município, estado e governo federal, este projeto já esta na mão do vice governador Pezão e do ministro do esporte Aldo Rebelo que é o sonho dos nossos desportistas. Além de tudo isso reivindicamos 5 Km de asfalto na porta, por isso que jamais poderia deixar de dar continuidade a parceria tão importante para o nosso povo, até por que apoiar candidatos que não é do mesmo grupo político é infidelidade partidária o nosso governo em São João da Barra é o governo do PMDB e por isso eu peço a todos que fazem parte deste governo que não misture as coisas, São João da Barra é um município que está em pleno vapor de crescimento e para que ele continue crescendo cada vez mais dependemos da parceria de outras esferas. Desde já deixo meu abraço a todos

sábado, 28 de setembro de 2013

Prefeitura anuncia projeto de urbanização na Praia de João Francisco

O Prefeito Octávio Carneiro e o Secretário de Obras, Júnio Selem, estiveram nesta sexta-feira (27) na Praia de João Francisco e percorreram o primeiro trecho indicado no projeto de urbanização. O início da obra está previsto para dia 15 de outubro e a estimativa de entrega é até o final do ano, visando melhorias antes do período de grande movimentação no local em virtude das férias de verão. O calçamento de paralelepípedo será da Estrada da Ilha à casuarina.
“Nós resolvemos começar a urbanização pela Estrada da Ilha, pois, todos os anos o acesso fica enlameado na época das chuvas dificultando a passagem e prejudicando o comércio local. Vamos minimizar a poeirada, terminar com o lamaçal, facilitar a chegada para os eventos, e ainda acreditamos que isso ajudará a aquecer o comércio”, afirmou o Secretário de Obras.
Além de oferecer mais qualidade de vida aos moradores e frequentadores da praia, esta obra impulsionará, cada vez mais, a atividade turística no município. As áreas verdes deverão ser preservadas e cuidadas para que o desenvolvimento do turismo ocorra de forma sustentável.
“É de suma importância a urbanização da Praia de João Francisco e nós queremos já começar 2014 com o primeiro trecho concluído. A nossa vontade não para por aqui. Vamos melhorar a questão do escoamento das águas pluviais, saneamento básico e transferir a estação de tratamento para o quilometro 50”, declarou Octávio Carneiro.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PROPOSTA CORRIGE LIMITES DO MUNICÍPIO DE VARRE-SAI

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (24/09), em discussão única, o projeto de lei 808/11, que retifica os limites intermunicipais que delimitaram a cidade de Varre-Sai, na Região Noroeste do estado, incluindo neles as comunidades de Arataca e Jacutinga, que, somadas, têm cerca de mil habitantes. O autor da proposta, deputado Jânio Mendes (PDT), explicou que a proposta, reivindicação de moradores e vereadores de Varre-Sai, corrige um equivoco na delimitação contida na legislação. “Essas localidades são historicamente vinculadas a Varre-Sai. Há nelas escolas municipais, seus moradores são eleitores desta cidade”, exemplifica.
Mendes explicou que o erro foi detectado durante o Censo de 2007, quando o mapa do GPS utilizado pelo IBGE mostrou que os dois locais pertenciam, na verdade, à vizinha Porciúncula. “Foi quando percebemos que a legislação sobre os limites da cidade estava equivocada”, explicou o representante da comunidade de Arataca, Sebastião de Oliveira.
O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.
(Fonte Alerj).

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visando oferecer mais qualidade de vida aos idosos

Nesta segunda-feira (23),, os edis Aluizio Siqueira e Alex Firme indicaram a implantação de uma academia para o idoso em mais localidades, como: Praça de Santo Antônio (Sede), Grussaí, Atafona, Açu, Barcelos, Degredo e Cajueiro. Atualmente, só o Centro de Referência do Idoso Amadeu Chacar, na Sede, possui academia do idoso
Urbanização – O presidente da Casa, Aluízio Siqueira, indicou a execução dos serviços de rede de esgoto sanitário, drenagem, calçamento e urbanização de todas as ruas existentes nas imediações das casas populares do bairro Água Santa.

Nova creche de Guaxindiba será inaugurada na próxima quarta-feira

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana inaugura, nesta quarta-feira (25/09), o novo espaço onde irá funcionar a Creche Escola Municipal Rodrigo Barros Gomes, na comunidade de Guaxindiba. O evento acontecerá às 19he contará com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, da Secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, e demais autoridades locais.
A nova creche está instalada no Bairro Pedregal e possui oito salas de aula, cozinha, refeitório e área de lazer. O novo prédio, alugado pela municipalidade, substituirá o atual, que não oferece boas condições de funcionamento, sendo necessário passar por reformas.
A unidade de ensino conta com 13 professores e nove profissionais de apoio para atender 137 alunos, sendo 81 em horário integral e 56 e meio período. Estão matriculados alunos de Guaxindiba e de comunidades do entorno, como a Ilha dos Mineiros.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana tem hoje 66 unidades escolares, sendo 55 escolas do I e II Segmentos e 11 creches. No mês de junho, outra creche foi entre pela prefeitura, na localidade de gargaú. Uma escola, na comunidade de Buena, também foi entregue à população, no mês de abril, totalmente remodelada.

sábado, 21 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde prepara Audiência Pública

Prestação de contas do segundo quadrimestre

O secretário de Saúde de Quissamã, Hélio da Cruz, se reuniu ontem (19), na Coordenação de Saúde da Família, com os responsáveis pelos programas e serviços de saúde que compõem a rede municipal. O encontro ocorreu com a finalidade de elaborar a apresentação que será feita durante a Audiência Pública, na Câmara Municipal, marcada para o dia 25 de setembro, às 14h, com base no que preconiza a Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012.
A assessora Especial de Governo, Delba Barros, conduziu a reunião e explicou os critérios adotados na avaliação dos dados que serão expostos à sociedade durante a Audiência Pública.
Na oportunidade foram apresentados dados quantitativos e qualitativos do que foi produzido pela secretária de Saúde no segundo quadrimestre, de maio a agosto deste ano. É um momento importante de prestar contas à população do que está sendo realizado pela secretaria de Saúde, como são organizadas as ações e os resultados obtidos neste período. Trata-se de um importante momento para a secretaria de Saúde avaliar o seu processo de trabalho, tendo como referência os indicadores levantados”, enfatizou Delba Barros.
Acompanhamento — O encontro realizado na Coordenação de Saúde da Família contou com a presença de alunos do 9º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acompanhados pela professora Patrícia Siqueira. A turma observou o trabalho desempenhado pelo município na área de saúde através de visita a uma Unidade de Saúde da Família, e participou da reunião de avaliação das ações do segundo quadrimestre. Na oportunidade, Patrícia demonstrou interesse em estabelecer parceria entre a instituição de ensino e a secretaria de Saúde

Desembargador Siro Darlan vai encerrar Semana do Idoso na Santa Casa dia 26

   Com a palestra A Criança e o Idoso, proferida em seu auditório pelo desembargador Siro Darlan de Oliveira, às 19h30, com entrada franca, a Santa Casa de Misericórdia de Campos encerra no dia 26 de setembro a Semana Municipal da Pessoa Idosa, criada pela Lei 4278 de 29 de agosto de 1984, de autoria do então vereador Benedito Marques e sancionada pelo ex-prefeito José Carlos Barbosa. A programação agendou ainda eventos para os dias 23 e 24, para o mesmo local, a partir das 14h.
  O palestrante, desde  22 de  novembro de 2004. é destacado integrante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, atuando hoje na Sétima Câmara Criminal, Membro da Associação Juízes para a Democracia e professor de direito civil com passagem por várias universidades. Por sua luta, desde à época de juiz da Vara da Infância e da Juventude da Capital, em favor dos direitos humanos , e dos direitos  da criança e do adolescente e também do idoso é detentor de dezenas de títulos, condecorações, comendas e prêmios. Ele começou a carreira no Judiciário em junho de 1982, como juiz da Comarca de Silva Jardim.
                   A ABERTURA
 A Semana do Idoso vai ser aberta nesta segunda-feira, no auditório da Santa Casa, às 14h, pelo provedor Benedito Marques, seguindo-se homenagens e palestra às 16h a cargo do médico psiquiatra Fued Miguel, diretor-clínico do Hospital Manoel Cartucho, que abordará o tema Sexualidade na Terceira Idade. Para o dia 24, terça-feira, estão agendadas duas palestras: às 14h30, A Importância da Hidratação, Respiração e Atividade Física para a Pessoa Idosa, ministrada pelo professor de educação física do Grupo Lua Prateada Luís Francisco Moreira Ribeiro, e às 15h30, Saúde Visual, a cargo da consultora ótica Joluane Silva Rodrigues. Ao final haverá sorteio de óculos e lanche.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Quissamã participará do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias neste sábado, dia 21

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. É realizado em mais de 100 países, todos os anos, no terceiro fim de semana de setembro, quando normalmente se inicia a primavera. Quissamã também se organizou para prestar sua colaboração ao meio ambiente e o evento ocorrerá amanhã, sábado (21), à partir das 8h.
A secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, as demais secretarias que compõem o governo, o Instituto Federal Fluminense, os alunos do 2º segmento da rede pública, pescadores, comerciantes e moradores da localidade estarão envolvidos na ação que terá início às 8h, na Praia do Visgueiro. Com incentivo do Instituto Chico Mendes, o evento é uma iniciativa sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o Lixo no mar.
Responsável pela coordenação local, Maria Eunice Azeredo revela que o encontro irá além da visitação. “Temos um cronograma de ações. Precisamos classificar o lixo, rastrear a origem, encontrar soluções para a questão e enviar os relatórios para a Friocruz”, avaliou, Maria Eunice. Aproveitaremos para conscientizar os cidadãos da necessidade de produzirmos menos lixo, do efeito nocivo desse lixo na vida marítima, da importância dos catadores e das cooperativas de reciclagem, nessa luta por um mundo mais saudável e melhor.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

GOVERNOS DO ESTADO E DA ALEMANHA FAZEM PARCERIA

Projeto investirá R$ 9,2 milhões em pesquisas visando soluções tecnológicas para melhoria da produção e qualidade de vida no campo

Os governos do estado do Rio de Janeiro e da República Federal da Alemanha firmam, nesta quarta-feira (18), às 10 horas, no salão nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, acordo de cooperação para execução do projeto “Integração de eco-tecnologias e serviços para o desenvolvimento rural sustentável no Rio de Janeiro" – INTECRAL.
A parceria no âmbito do ministério da Educação e Pesquisa alemão e da secretaria estadual de Agricultura, através do Programa Rio Rural, vai contribuir para o acesso à tecnologias sustentáveis e melhoria das condições de vida das famílias participantes do programa.
Desenvolvido em conjunto com seis universidades brasileiras e alemãs, prevê R$ 9,2 milhões em investimentos do país europeu para pesquisa e desenvolvimento de soluções acessíveis voltadas para o setor agropecuário fluminense, além de ações de fortalecimento das comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas.

As atividades beneficiarão pequenas comunidades rurais das regiões Norte, Noroeste, Serrana e Metropolitana, possibilitando inovações em serviços como o saneamento básico nas comunidades mais pobres do interior.(Fonte Rio Rural).

domingo, 8 de setembro de 2013

CONVITE


Rio: Tambores marcaram o protesto nas escadarias da Câmara Municipal

Centenas de manifestantes concentrados nas escadarias da Câmara Municipal e no entorno da praça, na Cinelândia, vestiram-se de preto, de médicos de jaleco e pessoas carregando bandeiras pretas, com o símbolo do anarquismo.  O protesto transcorria em clima de tranquilidade, com pessoas batendo tambor e tocando um instrumento  de percussão, sem gritar palavras de ordem como em outras manifestações.
Havia dois manifestantes fantasiados de porco e de urso, que são do grupo que está criticando a violência contra os animais. Eles são os mais atuantes e protestam contra as pessoas que maltratam os bichos e as que usam casacos de pele. Eles pediam também a redução de impostos para empresas que apoiam as causas animais.
As manifestações programadas por meio das redes sociais para este sábado terminaram às 17h, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio. Muitos dos jovens vestidos de preto já deixavam a Cinelândia e seguindo para o local do protesto.

Estudo pode conter avanço do mar em Atafona

Portos, chega a São João da Barra no dia 9 de outubro, onde permanecerá durante 10 a 15 dias para realizar estudo sobre a viabilidade de um projeto que possa conter o processo de avanço do mar em Atafona, na foz do Rio Paraíba do Sul. O deputado estadual Roberto Henriques, que contatou o INPH, já recebeu relatório prévio, depois da primeira visita técnica ao local, que aponta para a possibilidade de uma obra de engenharia oceanográfica para reverter o problema, iniciado há mais de quatro décadas. Essa semana o chefe de Gabinete da Prefeitura, Antônio Neves, em nome do prefeito José Amaro Martins, o Neco, cedeu toda a estrutura logística (hospedagem, estada e embarcação) para a equipe. O projeto em si não terá custo para os cofres municipais.
O diretor do INPH, Domenico Accetta, fez a primeira visita técnica ao local em junho, levado pelo deputado Roberto Henriques, que pretende desenvolver o estudo, a fim de que possam ser feitas obras que cessem a erosão, se houver viabilidade técnica, a exemplo de outras cidades litorâneas no Brasil, como Marataízes e o Pontal de Conceição da Barra, ambas no Espírito Santo, cujos resultados foram 100% satisfatórios. O relatório explica sobre a viabilidade do estudo técnico para compreender o processo e a conclusão é que a região do estudo é dinâmica e o projeto será complexo devido aos diferentes locais de erosão e assoreamento na foz.
Segundo a conclusão do relatório, feita após a primeira visita técnica, “um ponto importante do estudo será a análise da variação da vazão nas últimas décadas, para qualificar a influência do desvio das águas a montante, na vazão que chega à foz do Rio Paraíba do Sul”. O relatório também cita que para se alcançar o projeto de proteção ideal para o local serão feitos levantamentos batimétricos, perfis de praia, análise e dados de ondas e ventos e estudos de modelagem matemática.
O projeto, segundo o deputado, vai também fazer um levantamento histórico, para avaliar o processo de erosão a partir do desvio feito em Guandu décadas atrás, além de outras intervenções feitas pelo homem, somadas ao processo da natureza. “É um estudo de grande abrangência, mas com certeza pode levar a uma solução para conter o avanço do Atlântico em Atafona, que ocorre de forma mais acelerada dentre todos os pontos do litoral do país”, disse Roberto Henriques.(Assessoria de comunicação )

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Município ganha do Estado obra de R$ 8 milhões

O prefeito José Amaro de Souza (Neco) participou nesta quinta-feira (5), de importantes reuniões no Rio de Janeiro. No Palácio da Guanabara, foi recebido pelo governador Sérgio Cabral, o vice, Luiz Fernando Pezão e o presidente da Alerj,  deputado Paulo Melo, onde obteve a notícia de que o município de São João da Barra vai receber mais um investimento do governo do Estado do Rio de Janeiro. Terá início ainda este ano, a construção de duas rotatórias e um trecho de dois quilômetros de pista asfaltada,  que vai desviar o tráfego de veículos de dentro do bairro Nossa Senhora de Fátima,  na sede. A obra está orçada em R$ 8 milhões.
Na reunião em que pactuou o investimento, o prefeito destacou ainda outra ação que a prefeitura vai desenvolver,  que é a titulação dos imóveis construídos na localidade, o que dará mais tranquilidade aos moradores do bairro. O prefeito lembrou ainda a importância da obra,  sob o ponto de vista da segurança da população do bairro.
- O tráfego de veículos tem crescido muito na estrada que liga o bairro até Degredo (estrada SB02), porque chegar até Campos, por ali é mais rápido. Essa situação tem colocado os moradores em risco constante porque a cada dia são mais carros. Se levarmos em consideração que em breve teremos uma população que pode ser quase dez vezes a que temos hoje,  imagine a situação de caos e o risco para todos, comentou o prefeito. 
Segundo o governador Sérgio Cabral,  o investimento é fundamental, já que a cada dia a população é maior com a chegada dos investimentos na região do Super Porto do Açu.
A construção das duas rotatórias e um trecho de dois quilômetros de pista duplicada, indo do trevo de São Cristóvão até a SB02, vai melhorar o acesso a São João da Barra.
LLX- O prefeito também esteve reunido com o diretor de Engenharia da LLX, Luís Osório e o gerente de Sustentabilidade, Aljan Machado. No encontro, o prefeito conheceu detalhes do consórcio Integra, fruto de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) entre a OSX e a Mendes Júnior e que, a partir de janeiro de 2014, estará trabalhando na recuperação e montagem de dois navios de prospecção de petróleo. A expectativa é que o consórcio gere dois mil empregos diretos a partir de 2014 e o total de investimentos chegue a R$ 230 milhões. Neco também propôs durante o encontro que haja reuniões periódicas entre a LLX e a prefeitura de São João da Barra, para que se acompanhe de perto os avanços do Superporto do Açu. A previsão é que as reuniões sejam realizadas a cada 30 dias. Participaram da reunião o secretário de Fazenda, Ranulfo Vidigal e o chefe de Gabinete, Antônio Neves.