quarta-feira, 25 de julho de 2012

SJB: em 10 anos evangélicos se multiplicam

O último Censo do IBGE mostrou que, assim como em São Francisco do Itabapoana, os evangélicos também se multiplicaram em São João da Barra (RJ) num período de dez anos. No levantamento realizado em 2000, os crentes eram 11.27% da população, enquanto os católicos respondiam por 76.50% dos moradores. Mas em 2010, o Censo passou a apontar outra realidade. A igreja Católica passou a ter 61.47% dos sanjoanenses em seus templos. Já a Igreja Evangélica frutificou e conta com 21.43% dos habitantes nas denominações no município.
Entre 2000 e 2010 a população de São João da Barra pulou de 27.682 moradores para 32.747. No começo da década o número de fiéis no catolicismo era de 21.177 e 3.119 evangélicos. Mas agora não é mais assim, são 20.128 católicos e 7.018 evangélicos. Diferente de São Francisco, a impressão é que o aumento da população sanjoanense significou um acréscimo considerável na quantidade de crentes. Por outro lado, o catolicismo, embora maioria, recuou, perdeu quase 1.000 fiéis, e os evangélicos somaram cerca de 4.000 membros.
“A intensificação da pregação do Evangelho por todo o município é o principal fator. Mas o desenvolvimento da cidade traz novos moradores, e muitos são evangélicos”, diz o presidente do Conselho dos Pastores de São João da Barra, André Luiz Souza, da Assembleia de Deus Vida Amor, em Atafona. Nos últimos oito anos, a cidade passou a receber diversos cantores e grupos evangélicos, o que não ocorria até 2004. Foram realizadas também cruzadas, uma delas há menos de 30 dias.
O Censo 2010 do IBGE mostra que os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil no período intercensitário. Em 2000, representavam 15,4% da população. Em 2010, chegaram a 22,2%, um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões). Em 1991, este percentual era de 9,0% e em 1980, 6,6%. Enquanto isso, o catolicismo viu seu rebanho perder ovelhas, diminuiu de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010.(Fonte NF Gospel).

Edir Macedo e Dilma Rousseff em Londres na inauguração dos estúdios da Record

A presidente Dilma Rousseff (PT) participará na quinta-feira (26) de uma espécie de cerimônia de inauguração dos estúdios da TV Record em Londres, construídos para a cobertura da Olimpíada 2012. Os jogos serão transmitidos com exclusividade pela emissora para o Brasil. Dilma, que deve comparecer ao local por volta das 11h, ao lado de mais seis ministros, será recebida nos estúdios pelo proprietário da Record, o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e por outros dirigentes da emissora.
A presidente irá conhecer a instalação da rede, de cerca de 750 metros quadrados, que fica dentro do IBC (International Broadcast Center), o centro de imprensa montado para transmissão dos jogos
(Fonte NFGospel).

7º aniversário do Jeep Club será neste fim de semana em Atafona

            O Jeep Club São João da Barra comemora o 7º aniversário com uma programação imperdível neste fim de semana, 28 e 29, (sábado e domingo), no Balneário da praia de Atafona. Emoção, adrenalina, aventura e coragem não faltarão aos jipeiros que demonstrarão suas habilidades em terrenos ondulados, arenosos, escorregadios, buracos, atoleiros, rampas, obstáculos, dentre outros.
            Para o presidente do Jeep Club, Maurício Cunha, o encontro objetiva promover a integração dos jipeiros de vários estados brasileiros, agregando valores, experiência e a divulgação do turismo local visando incentivar a economia gerando emprego e renda para os empresários do setor de hotelaria e vendedores ambulantes.
De acordo com o secretário Fabricio Berto a programação será iniciada, sábado, às 10h – com inscrição para o Passeio Off-Road dentro do Balneário, 11h – saída do Passeio Off Road, 12h – Trio Elétrico com DJ na Praça de Alimentação, 13h inscrição para Prova da Balança de Equilíbrio e 14h – Início da Prova da Balança de Equiilíbrio.
No dia 29, domingo, às 10h – inscrição para Prova de Obstáculo, 11h – Início da Prova de Obstáculo, 12h – Trio Elétrico com DJ na Praça de Alimentação, 13h – Brincadeira do Cabo de Guerra e às 15h – Encerramento com queima de fogos após os parabéns.
O vice-presidente Carlos Soares informou que no local do evento será vendido camisa do evento pelo preço simbólico de R$ 10,00 que dará direito aos jipeiros participarem do Passeio Off Road, Prova da Balança de Equilíbrio e Prova de Obstáculos, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade.

Unidade Mista de Saúde 24h inaugurada em Grussaí

A Prefeitura de São João da Barra inaugurou, na tarde da última terça-feira, dia 24 de julho, a Unidade Mista de Saúde 24h, localizada no bairro Telê Santana, no outro lado da Lagoa de Grussaí. Denominada Unidade Básica de Saúde João Barbosa Neto, a finalidade ampliar o atendimento à população com serviço ambulatorial, atendimento básico e especialidades, funcionando paralelamente à Unidade Básica de saúde de Grussaí, que presta serviço das 8h às 17h.

- No local iremos efetuar atendimento de emergência com plantão médico, além de serviços de clínico geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, fisioterapia e odontologia – comentou a secretária municipal de Saúde de São João da Barra, Fabiana de Mello Catalani Rosa.

Em uma área de 800 metros quadrados foram construídos quatro consultórios médicos, repouso masculino e feminino com três leitos cada um, sala de curativos infectados e não infectados, e salas de assistência social, imunização, nebulização, odontologia, esterilização, expurgo e de fisioterapia.

Dois postos de enfermagem, almoxarifado de material hospitalar, depósito de gases medicinais, dispensário de medicamentos, banheiros com acessibilidade, salas de depósito de resíduo químico, lavanderia, copa, área de serviço, recepção, sala de chefia, jardim interno, vestiário masculino e feminino para funcionários, quarto para plantonista médico, enfermeiro e motorista completam as dependências da Unidade Mista de Saúde.

( Fonte Secretaria de Comunicação Social SJB).

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pesquisa adapta produção de hortaliças em solo arenoso

Agricultor de São João da Barra vê os resultados da parceria entre o Rio Rural, Pesagro-Rio e LLX
Começaram os trabalhos na Unidade de Pesquisa Participativa do Rio Rural instalada na localidade de Mato Escuro, em São João da Barra, para o desenvolvimento da técnica de cultivo protegido de hortaliças. A pesquisa tem como meta testar tecnologias e formas de produção que sejam sustentáveis social, ambiental e economicamente, valorizando a atividade agrícola e promovendo a qualidade de vida no campo. Executada e coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), a unidade foi implantada em terras da família do agricultor Elias Pereira de Almeida e está produzindo entre 1.200 e 1.300 pés de alface por semana.

terça-feira, 17 de julho de 2012

ll ETAPA CIRCUITO OUTSIDE DE RODEIO


Emater-Rio abre inscrições para minicursos e mutirão nesta segunda-feira

Para marcar o encerramento da Jornada Ambiental iniciada no mês passado para comemorar o Dia do Meio ambiente (5 de junho), o escritório da Emater-Rio de Campos dos Goytacazes abre nesta segunda-feira (16/7), inscrições para os minicursos de Educação Alimentar e Educação Ambiental. Os dois cursos são gratuitos, voltados para agricultores e lideranças rurais, estudantes e outros públicos que se interessarem pelo assunto. Os cursos vão acontecer nos dias 26 e 31 de julho, das 9 às 16 horas no escritório local da Emater-Rio.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeitura inaugura obras em Roças Velhas

A comunidade de Roças Velhas, no 6º Distrito de São João da Barra, ganhou três modernos prédios para funcionamento de uma creche, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente. As unidades atenderão Roças e comunidades do entorno e a cerimônia de inauguração aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 11 de julho.
Com capacidade para 200 crianças de zero a cinco anos, a Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos foi viabilizada por meio de um convênio entre prefeitura e o Programa Somando Forças, do Governo do Estado. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com supervisão da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, composta por psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, nutricionista, assistente social, e fisioterapeuta.
Ao lado da creche, fica o Centro de Referência da Assistência Social, que presta serviços de proteção e atendimento integral a aproximadamente 2 mil famílias de Roças Velhas, Barcelos, Vila Abreu, Caetá, Palacete, Rua Nova, Campo da Praia, Degredo e Cajueiro. O trabalho desenvolvido no CRAS é de acompanhamento familiar e de inserção em diversos programas sociais.
Já o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente receberá cerca de 30 crianças do PETI, 25 do Programa Pró-jovem e ficará à disposição das demais crianças da comunidade - cuja família esteja inscrita no CRAS - que queiram participar de atividades socioeducativas, como dança, esporte, reforço escolar, aulas de espanhol e capoeira.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Magno Estefan, as três unidades ocupam uma área de 3.200 metros quadrados. A creche é dotada de quatro salas de aula, dois berçários, duas salas para maternal, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, vestiário masculino e feminino, área para lavanderia, despensa e depósito de lixo, jardim interno, sala para professores, direção, almoxarifado, playground e pátio interno gramado.
O CRAS possui recepção, quatro salas para atendimentos social, jurídico, psicológico e coordenação, auditório, copa e banheiros masculino e feminino. Já o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente possui recepção, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, cozinha, área de serviço, banheiros, além de outras duas salas. (Fonte Secom SJB).

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PROCURANDO EMOÇÃO?

PETRÓPOLIS É DENOMINADA CAPITAL DA MODA DO ESTADO DO RIO

Agora é lei: a cidade de Petrópolis é a Capital da Moda do estado do Rio de Janeiro. É o que garante a lei 6.294/12, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSDB), publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (11/07). "Petrópolis é uma cidade elegante onde o passado e o presente seguem entrelaçados", afirma o parlamentar, ressaltando que o título pode trazer benefícios para a cidade. "Não se trata da concessão de algum incentivo fiscal, mas é um título que faz com que os olhos se voltem para a cidade e auxilia no marketing, na divulgação desta que é uma das principais atividades econômicas do município", completa.
Segundo Luiz Paulo, locais como a Rua Teresa, Itaipava e Bingen já são referências do estado, quando o assunto é o comércio e a produção de roupas. "Petrópolis, atualmente, conta com mais de 600 confecções, que geram aproximadamente 20.000 empregos decorrentes de todo o processo produtivo, que inclui a rede de distribuidores e de pontos de venda", explica. O parlamentar frisa que o título de Capital da Moda pode trazer incremento para as vendas, aquecendo a economia local.
Petrópolis é a quinta cidade do estado a conquistar um título como este. A lei 5.698/10, de autoria do ex-deputado João Pedro, denomina Búzios como a Capital da Vela no estado, com vistas ao desenvolvimento do esporte. Já a lei 5.720/10, de autoria do ex-deputado Rogério Cabral, considera Nova Friburgo como a Capital da Moda Íntima, em referência à atividade econômica predominante na cidade. A lei 6.056/11 institui Rio das Ostras como a Capital do Jazz & Blues, e a lei 6.081/11 classifica Macaé como a Capital do Petróleo. As duas normas são de autoria do deputado Sabino (PSC). "Todos os anos é realizado o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, evento que atrai turistas e movimenta a economia da cidade. O título dado pela lei facilita, por exemplo, a captação de patrocínios e a divulgação necessária para eventos como este", pondera o parlamentar.(Fonte Alerj).

Emater-Rio realiza leilão de bovinos neste sábado em Italva

Neste, dia 14/07, a partir das 15h a Emater-Rio realiza o leilão de animais da Fazenda Experimental de Italva. Os animais vão ficar expostos desde as 9h, com a fazenda aberta a todos os interessados. Os animais são oriundos da própria Emater-Rio, criados na fazenda do Noroeste Fluminense e são leiloados para diminuir a população bovina da unidade.
Serão vendidos 87 animais entre vacas, novilhas e garrotes (a maioria). São animais mestiços de guzerá, guzerá sem registro ("cara limpa") e animais do rebanho mestiço de leite. Os compradores terão como forma de pagamento, cheque para 45 dias, sem financiamento, com 5% de pagamento para a Associação dos Criadores do Estado.(Fonte Rio Rural Norte Comunicação).

LEI PROÍBE VENDA DE CANETAS LASER A MENORES DE IDADE

Agora é lei: a venda de canetas que emitem raios de laser passará a ter regras determinadas pela  legislação estadual. É o que assegura a lei 6.293/12, publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (11/07). A nova norma é assinada pelos deputados José Luiz Nanci (PPS) e Luiz Martins (PDT), e estabelece, entre suas determinações, o limite etário para a compra do equipamento: o produto não poderá ser vendido a menores de 18 anos. A proibição, acreditam os autores, reduzirá o uso irresponsável deste recurso.
“Ficam mirando no rosto do goleiro, prejudicando a sua atuação no futebol, podendo inclusive causar acidentes e perda da visão”, exemplifica Nanci. O pedetista Martins complementa o colega de plenário, citando o caso de relatos recentes de pilotos de avião: “Agora, estamos lidando com o risco de um acidente que afetará centenas de pessoas. Esse uso indiscriminado precisa ser revisto”. O texto determina que as canetas ou ponteiras laser sejam usadas exclusivamente para “exibir, mostrar ou apontar em aulas ou palestras expositivas” e tenham no máximo 1 megawatt (MW) de potência. Caso seja desobedecida, a lei sujeita o estabelecimento infrator à multa no valor de 3 mil Ufir's.(Fonte Alerj).

EXPOAGRO 2012 CARDOSO MOREIRA RJ

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Agricultor familiar revela sucesso do café conilon em Campos

Evento reuniu estudantes, agricultores e técnicos na microbacia Córrego do Açude
Um dia de campo sobre café conilon, promovido pela Emater-Rio na microbacia Córrego do Açude, localidade Espírito Santinho, em Campos dos Goytacazes, encheu de entusiasmo estudantes e agricultores. Nesta sexta-feira (6/07), o agricultor Ludgero Pereira da Silva, conhecido como Gel, contou a um público de aproximadamente 200 pessoas o sucesso da sua lavoura de café, no sítio Café com Leite. Participaram agricultores da própria microbacia, de outras regiões do município e até do estado do Espírito Santo, além de estudantes do curso de técnico agrícola da unidade do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Bom Jesus de Itabapoana.(Fonte Emater-Rio).

LARGODA CARIOCA RECEBE ÔNIBUS DO CONSUMIDOR DA ALERJ NA PRÓXIMA SEMANA

Oônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da AssembleiaLegislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputadaCidinha Campos (PDT), estará na próxima semana, entre segunda-feira(09/07) e sexta-feira (13/07), no Largo da Carioca, ao lado daestação de metrô, no Centro do Rio. O serviço móvel vaifuncionar das 9h às 17h. Os casos que não puderem ser resolvidos nolocal, através do ônibus, serão enviados online para a sede dacomissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega,8, Centro da capital.


Osconsumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço,onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. Oserviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessadosem entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazerreclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo atravésdo atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 2827060(Fonte Alerj).