sábado, 30 de junho de 2012

CIRCUITO OUTSIDE DE RODEIO- ARENA DE EMOÇÃO.

GRUPO  OUTSIDE MOVIMENTA SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA,
Será realizado  nos meses de julho, agosto e setembro o primeiro circuito nacional  outside de rodeio em São Francisco do Itabapoana . O evento  contará com a participação da Companhia de Rodeio Tony Nascimento,e  tem como objetivo promover o entretenimento nos diversos distritos  do município de São Francisco do Itabapoana, levando o que há de melhor em rodeio  para toda  região.
 A primeira etapa do rodeio será nos dias 13, 14 e 15 de julho no  Travessão Esporte Clube no Distrito de  Travessão da Barra. A segunda será dias 17, 18 e 19 de agosto no Hotel Fazenda Costa do Sol em  Guaxindiba , e a última etapa do evento será em setembro,  nos dias 14,15 E 16  no parque de exposição de Praça João Pessoa. A entrada será um kilo de alimento não perecível.
O circuito contará com várias  atrações, além de shows  com renomados nomes do mundo country , e  ainda provas de montaria com a participação de cowboys de vários estados que disputarão  as mais diversas provas.
Segundo o diretor do grupo Outside  Edvaldo Mendonça, o evento visa  levar entretenimento  à localidade e ainda ajudar entidades carentes, já que toda população  do Municipio de São Francisco do Itabapoana e localidades vizinhas poderão assistir um evento de alta qualidade  levando apenas um kilo de alimento .- para o diretor  do grupo Outside “ levar alegria, e ainda poder ajudar entidades carentes sempre foi  nosso objetivo” - finalizou Edvaldo.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ALERJ – 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 28/06 (QUINTA-FEIRA) – 13H30

PROPOSTA DO GOVERNO IGUALA REGIME DE FUNDO COMPLEMENTAR PREVI-BANERJ
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (28/06), durante sessão extraordinária às 13h30, o projeto de lei 1.655/12, do Poder Executivo. Ele faz alterações na lei que autorizou o Estado a assumir e compor obrigações do Previ-Banerj, então em liquidação extrajudicial, para igualar o regime de rendimento de quem fez a adesão na época e de novos aderentes. Diz o texto que o regime anterior, com valores pagos a partir do cálculo com base na reserva de poupança, deve se sobrepor ao proposto na lei alterada, com créditos calculados com base na reserva matemática. A “distorção”, alega o governador Sérgio Cabral na mensagem que acompanha a proposta, violaria “principio constitucional da isonomia”.
ALERJ VOTA PROPOSTA QUE PREVÊ TRIÊNIO PARA SERVENTUÁRIOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (28/06), em discussão única, o projeto de lei 1.648/12, do Poder Judiciário. Ele faz uma série de alterações na Lei 4.620/05, que trata da reestruturação do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário, para incluir novas regras, dentre as quais se destaca a previsão do adicional por tempo de serviço pago a cada três anos, o triênio. Ele será pago no percentual de 10% no primeiro e 5% nos demais triênios. O projeto será votado durante sessão extraordinária às 13h30.
A proposta, que recebeu duas emendas, também altera a data-base dos serventuários de 1º de maio para 1º de setembro e define que aprovados em concursos regionalizados serão classificados por região, o que deverá ser obedecido pelo prazo de dois anos. Há ainda a definição de que a progressão nas carreiras ocorrerá na medida em que os cargos vaguem.
REAJUSTE DE FUNCIONÁRIOS DO LEGISLATIVO SERÁ VOTADO ESTA QUINTA
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (28/06), em discussão única, o projeto de lei 1.662/12, da Mesa Diretora da Casa, que concede reajuste de 7% aos seus funcionários.
DEPUTADAS SUGEREM REVISÃO PERIÓDICA DE PRISIONEIRAS NO ESTADO
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (28/06), durante sessão extraordinária às 13h30, o projeto de lei 1.400/12. Assinado conjuntamente pelas deputadas Enfermeira Rejane (PC do B), Myrian Rios (PSD) e Andreia Busatto (PDT), o projeto autoriza o Judiciário a criar programa, intitulado “Mutirão da Liberdade”, para o levantamento da situação prisional das apenadas no estado. O levantamento, que aconteceria duas vezes por ano, tem o objetivo acelerar o processo de liberdade das presas com cumprimento total da pena, direito a progressão de regime ou prazo excessivo de prisão preventiva ou provisória.
ALERJ – 2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 28/06 (QUINTA-FEIRA) – 15H
ALERJ VOTA FUNDO PARA CUSTEIO DE ATOS GRATUITOS EM REGISTROS NATURAIS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (26/06), durante sessão extraordinária às 15h, o projeto de lei 1.552/12, que cria o Fundo de Apoio aos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro – Funarpen/RJ. Destinado ao custeio dos atos gratuitos executados por cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, ele será abastecido pelo acréscimo de 4% sobre emolumentos de todos os atos extrajudiciais praticados no estado. A proposta conjunta, assinada pelos líderes dos Poderes Executivo e Judiciário, busca garantir a manutenção dos serviços gratuitos.
“A proposição leva em consideração a inviabilidade econômica a que ficam expostos os referidos cartórios, muitos dos quais encontrando-se vagos, mesmo após sucessivos concursos, dependendo de apoio das municipalidades para sobreviverem, apesar do reembolso que só compensa os registros de nascimento, óbito e as respectivas certidões, não abrangendo todos os demais atos como averbação, registros de sentença e registros de casamento”, explica trecho da mensagem que acompanha o projeto.
LEI DE EMPRÉSTIMO PARA MOBILIDADE URBANA PODERÁ SER ALTERADA

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quinta-feira (28/06), em discussão única, durante sessão extraordinária às 15h, o projeto de lei 1.657/12, em que o Poder Executivo altera a Lei 6.086/11, que autoriza o Governo a contratar empréstimo para realização do Programa de Integração e Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro (PMU). Além de também incluir a palavra “apoio”, ele faz a conversão de euros para dólares americanos, de € 500 milhões para US$ 712,3 milhões. A fonte permanece a mesma: a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

TÍTULOS OBTIDOS NO MERCOSUL PODERÃO SER LIBERADOS DE REVALIDAÇÃO
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará, em segunda discussão, nesta quinta-feira (28/06), o projeto de lei 3.026/10, do deputado Gilberto Palmares (PT), que proíbe, no Estado do Rio de Janeiro, a exigência de revalidação de títulos obtidos em Instituições de Ensino Superior dos Países membros do Mercosul. A proposta, no entanto, não abrange os cursos à distância. “Atualmente, muitos brasileiros se especializam nos países membros do Mercosul, através de cursos de mestrado e doutorado. As universidades são reconhecidas e qualificadas em seus países de origem, contudo os títulos, muitas vezes, não são reconhecidos no Brasil, o que é um desrespeito aos acordos educacionais do mercado comum, sendo, inclusive, desconsiderados pelos editais de concursos públicos. Com intuito de corrigir este problema, alguns estados, como Roraima, estão resolvendo a situação através de leis ordinárias”, explicou Palmares.
Segundo o Ministério da Educação, para terem validade no Brasil, todos os diplomas conferidos por estudos realizados no exterior devem ser submetidos ao reconhecimento por uma universidade brasileira que possua curso de pós-graduação avaliado e reconhecido pela Capes. O curso deve ser na mesma área do conhecimento e em nível de titulação equivalente ou superior (art. 48, da Lei de Diretrizes e Bases). Os critérios e procedimentos do reconhecimento (revalidação) são definidos pelas próprias universidades, no exercício de sua autonomia técnico-científica e administrativa.(Fonte Alerj).

terça-feira, 26 de junho de 2012

CONVENÇÃO PARTIDÁRIA DO PR TEM OS NOMES DE FREDERICO BARBOSA LEMOS, PREFEITO E NA VICE SANDRA HENRIQUES EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ

         A convenção do partido da república ( PR), aconteceu dia 24 de junho  de 2012 no salão de Ana festas,  no centro de São Francisco de Itabapoana.
      
         Às 15.30h o atual prefeito Frederico Barbosa Lemos,  chegou com uma enorme comitiva, acompanhado de sua candidata a vice prefeita Sandra Henriques, seu pai Barbosa Lemos, do deputado estadual João Peixoto e amigos.

Nome de Pedrinho Cherene é homologado como candidato a prefeito de São Francisco pelo PSC

O médico Pedrinho Cherene foi confirmado como o candidato a prefeito de São Francisco de Itabapoana pelo PSC. A convenção partidária que homologou o nome de Cherene e de seu vice, o produtor rural Amaro Barros, o Amarinho de Buena, do PP, foi realizada na tarde do último sábado, e contou com a presença de centenas de pessoas entre militantes e candidatos a vereador dos 10 partidos que integram a coligação encabeçada pelo PSC.
Também estiveram presentes na convenção o deputado federal Paulo Feijó (PR), e o presidente do diretório municipal do PR de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, que confirmou o apoio de seu pai, deputado Federal e presidente estadual do PR, Anthony Garotinho, à candidatura de Pedrinho Cherene.
Filho do ex-prefeito Pedro Cherene, que governou São Francisco de 2001 e 2008, Pedrinho Cherene exerceu a função de secretário municipal de Saúde no município entre 2004 e 2006 e teve sua primeira experiência eleitoral em 2006, conquistando mais de 14 mil votos como candidato a deputado estadual, também pelo PSC.
- Nosso compromisso, enquanto candidato, é levar uma proposta de mudança e desenvolvimento para o município. Procuramos conversar e ouvir os diferentes segmentos da população para a elaboração de um plano de governo e, com o apoio de todo o grupo, me coloco à disposição para governar São Francisco - destacou Pedrinho, que tem o apoio de uma coligação formada por PSC, PSDB, PTC, DEM, PRB, PV, PPL, PC do B, PP e PT.

Conselho Tutelar de São João da Barra representado em Fórum na cidade de Cordeiro

            O Conselho Tutelar de São João da Barra, representado pela assistente social Silvana Oliveira e pelas conselheiras Marta Azevedo e Carla Zumira, participou no último fim de semana, 22, 23 e 24 de junho, do XLIX Fórum de Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Clube Social Cordeirense, situado na Rua Doutor Adir Vaia de Abreu, nº226, Centro, Cordeiro.
            Promovido pela Associação de Conselheiros Tutelares do Estado Rio de Janeiro (ACTERJ), Regional Serrana II, e pelo Conselho Tutelar do Município de Cordeiro, o Fórum debateu o tema: “Ética Profissional na Atuação como Conselheiro Tutelar” com o lema “Conselheiro Tutelar: Conhecimento, atitude e respeito”.
            Durante os três dias de eventos foram realizados diversas palestras temáticas como: Drogadição, Como atuar: Conselho Tutelar, escola e adolescentes, ministrada pelo presidente da Coordenadoria da Juventude Zélio Nascimento, Acolhimento do Usuário e Ética Profissional do Conselheiro Tutelar, palestrante José Carlos de Brito Gonçalves e Relacionamento, Postura e atitudes do Conselheiro Tutelar, Marcelo Nascimento, Coordenador Geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Presidência da Republica e Ex-Conselheiro Tutelar da Cidade de São Paulo 2005 a 2010.
            Segundo a conselheira tutelar Marta Azevedo, o Fórum foi importante para capacitar os profissionais visando melhorar ainda mais o trabalho e o atendimento nos Conselhos Tutelares. “Cerca de 150 conselheiros de 47 municípios participaram do Fórum, ficando decidido que no dia 31 de agosto acontecerá o 50º Fórum na cidade de Maricá e o 51º em novembro na cidade de São João da Barra”, finalizou.
(Fonte Secretaria de Comunicação Social SJB)

Câmara de SJB: pedido de informação reprovado após longo debate

Um pedido de informação feito pelos vereadores de oposição foi o assunto mais discutido na sessão da Câmara de São João da Barra nesta segunda-feira (25) – terminando em sua reprovado, pela bancada governista. Por meio do requerimento nº 065/12, os edis pediam à prefeita, Carla Machado, para fornecer à Casa, cópias contendo o nome de todas as empresas que ganharam as licitações no município de janeiro de 2011 até a presente data; além de cópia dos valores dessas licitações.

Segundo o vereador Antônio Manoel Machado Mariano, Camarão (PR), o pedido era necessário em razão do caso de medicamentos vencidos no almoxarifado da prefeitura. “Espero contar com os colegas para aprovar esse pedido e cumprir com a nossa obrigação, porque a gente não tem visto melhorias na Saúde não”, argumentou.

O vereador José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), disse que a Secretaria de Saúde tem tido muitos gastos, inclusive “arcando com os custos de internação de pacientes de São João da Barra em hospitais de Campos – mesmo quando não há verba originária do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O parlamentar alegou, ainda, que só aprovaria o pedido depois que soubesse como está sendo gasto o orçamento da Câmara.

Mais - Foi aprovado em segunda e última discussão, o projeto de lei nº 002/12 (Ficha Limpa), do vereador Carlos Machado da Silva, Kaká (PT do B). Pelo texto, ficam impossibilitados de ocuparem cargos de secretário e subsecretário da Prefeitura; bem como de diretores e tesoureiro da Câmara, os cidadãos que tiverem algum tipo de condenação em ação judicial por infligência a dispositivos da Constituição Federal, Constituição Estadual, ou a Lei Orgânica municipal por período de oito anos subsequentes ao da condenação em primeira instância.

Por meio de requerimento, Neco pediu ao Governo do Estado que viabilize a implantação de um posto do Detran no município. O presidente da Casa, Gerson Crispim (Gersinho) novamente pediu à Prefeitura, que viabilize a implantação da tarifa única de R$ 1 na passagem de ônibus dentro do município. Ele também indicou o asfaltamento da estrada que liga Palacete a Venda Nova. Aluízio Siqueira (PMDB) pediu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para concluir a obra no trevo de Caetá, na BR-356, com urgência na iluminação.

No Primeiro Expediente, foi lido e encaminhado às comissões, o projeto de lei nº 005/12, da bancada de oposição, que autoriza o Poder Executivo a continuar com o programa de “Aluguel Social”, não podendo encerrá-lo enquanto perdurar os requisitos estabelecidos em lei.( Fonte Câmara de SJB).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

DONAATELA

Projeto de Lei que asseguraria a permanência do Cartão-cidadão é reprovado por governistas na Câmara de SJB


O projeto de Lei 004/2012 que tinha por finalidade assegurar aos beneficiados pelo programa de transferência de renda Cartão-cidadão a permanência do benefício independente do resultado eleitoral foi reprovado pelos vereadores governistas, que são maioria no plenário, na sessão legislativa desta quinta-feira (21).

A sessão aberta ao público teve como de costume debates acalorados logo no início da reunião por conta de uma Moção de aplausos, proposta pelos vereadores da bancada de oposição a Polícia Federal que esteve em duas incursões no município após a denúncia de remédios com data de validade vencida no almoxarifado da secretaria de saúde. Após muitas discussões a Moção foi reprovada pelos governistas.

Para o vereador Alexandre Rosa que é membro da Comissão permanente de saúde do legislativo não é necessária a votação da Moção, “eu não vou votar uma Moção para a Polícia Federal que foi convidada pela prefeita, já que ela mesma diz que tem a consciência tranqüila da compra desse material”, falou Rosa.

O líder do governo vereador Aluízio Siqueira solicitou a bancada de situação a reprovação da Moção, “eu não disse em momento nenhum que não havia irregularidades, só não posso votar em uma Moção de uma operação que não existiu”, afirmou. O vereador Zezinho Camarão defendendo a aprovação da Moção chegou a propor que seja votado na próxima sessão um requerimento solicitando a cópia dos processos licitatórios para aquisição de medicamentos pela prefeitura, “tenho certeza que vocês não aprovam, se não aprovam uma Moção pelo trabalho da Polícia Federal que esteve no município e comprovou as denúncias, não vão aprovar nunca um requerimento desse teor”, desabafou.

Durante a sessão ainda teve uma Moção proposta pelo vereador Aluízio Siqueira para a banda de fanfarras do Colégio Estadual Dr. Admardo Alves Torres de Atafona, que representou o município em Itaperuna recentemente.

Para o presidente da Câmara Gerson Crispim a medida polêmica tomada pelo mesmo na última sessão (19) surtiu efeito, “Exceto o momento final em que foi discutido a matéria do cartão cidadão, durante toda a sessão o público se comportou muito bem. Como presidente fui obrigado a tomar uma medida radical na última sessão para garantir além da segurança a tranqüilidade para a condução dos trabalhos. Os parlamentares devem ser respeitados, a Câmara é a casa do povo sim, mas também é uma Casa de leis e de ordem, espero que Deus possa iluminar os caminhos de todos e tocar nos corações daqueles que vem com o único intuito de atrapalhar os trabalhos”, disse Gersinho.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PRESIDENTE DA ALERJ PARTICIPA DE ABERTURA OFICIAL DA RIO+20


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), participou, nesta quarta-feira (20/06), da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Riocentro, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A presidente da república Dilma Rousseff, o governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, também participaram da solenidade. Segundo Melo, o parlamento fluminense se sente honrado em fazer parte deste momento tão importante para o futuro do planeta.

“O Legislativo está muito orgulhoso de participar desse momento, onde chefes de estado discutem o rumo do nosso planeta. O Rio de janeiro nessa questão ambiental tem sido pioneiro. Temos uma das legislações mais avançadas do País. Trabalhamos criando incentivos e permitindo ao estado o poder de fiscalização, além de instrumentos para incentivar o desenvolvimento sustentável sem afetar aqueles que precisam do solo para subsistência”, salientou Melo.

Durante seu discurso, a presidente Dilma Rousseff lembrou que os representantes das nações estão reunidos para dar "passos audaciosos, mostrar coragem e assumir responsabilidades". "O desafio da sustentabilidade se apresenta em razão de uma perspectiva futura, mas as tarefas são do presente. Tempo é o recurso de maior escassez", disse a presidente, que elogiou o documento apresentado pelas delegações aos chefes de Estado, para aprovação. “O texto aprovado consagra avanços importantes," afirmou.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chefes de estado e de governo também participaram da solenidade.Fonte(Alerj).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dilma certifica a Coagro em Brasília

Câmara de SJB homenageia cidadãos em sessão solene

Mantendo a tradição, a Câmara de São João da Barra vai promover neste domingo (17), a partir das 18h, a sessão solene para a entrega dos Títulos de Cidadão Sanjoanense e da Medalha do Mérito Legislativo Barão de Barcelos. A solenidade faz parte do calendário de eventos por ocasião dos 162 anos de elevação à categoria de cidade. Serão agraciadas, 33 pessoas com o título de cidadania.

Já a medalha será entregue ao empresário Edilson Pereira, que tem grande participação ativa no município e é bastante querido em SJB. A escolha de seu nome foi feita – como o de costume – por uma comissão. Neste ano, fizeram parte da comissão: o presidente Gerson Crispim (Gersinho), os diretores de Comunicação e Informática, respectivamente, Marcelle Salgado e Sérgio Franco) e o colunista social Wilson de Oliveira (representando a sociedade civil).

– O nosso município está em festa e é uma honra para nós, vereadores, mais uma vez, poder prestar essa homenagem tão importante a essas pessoas que têm uma participação forte no dia-a-dia de nossa cidade. A sessão tem entrada franca e todos estão convidados a prestigiar – disse Gersinho, acrescentando que a solenidade será transmitida em tempo real, pelo site: http://www.sjb.tv.br/


Medalha Barão de Barcelos
Edilson Pereira


Títulos de cidadania

Arnou Oliveira de Paula – Carlos Machado da Silva (Kaká)
Márcia Valéria Mota Salgado – Gerson Crispim (Gersinho)
Wilmá Gonçalves da Silva – Jonas Gomes de Oliveira
Luiz Antônio Venâncio Petrucci - Carlos Machado da Silva (Kaká)
Luiz Maurício Pinto - Gerson Crispim (Gersinho)
José Francisco Rodrigues - Gerson Crispim (Gersinho)
Andréa Batista Naegelle - Carlos Machado da Silva (Kaká)
Valdinei da Silva – Franquis Arêas
Daniel Mendonça – José Amaro Martins de Souza (Neco)
Marco Antonio de Araújo Silva - Gerson Crispim (Gersinho)
Luiz Carlos Diegues de Aquino Filho – Aluízio Siqueira
Elielson Rodrigues da Rocha – Aluízio Siqueira
Flávio Henrique Monteiro Sales - Jonas Gomes de Oliveira
Almir de Moraes Baffa - Gerson Crispim (Gersinho)
Aline Mineiro Costa Ribeiro - Aluízio Siqueira
Flávio Cesário - Gerson Crispim (Gersinho)
Denise Marília Esteves - José Amaro Martins de Souza (Neco)
Lara Cordeiro Valentim Mello – Aluízio Siqueira
Marilute Miguel Dumas - Gerson Crispim (Gersinho)
Jane Castro Cardoso – Antonio Manoel Machado Mariano (Camarão)
Mauri Martins - Antonio Manoel Machado Mariano (Camarão)
Lenice Machado Caetano - Antonio Manoel Machado Mariano (Camarão)
Nelma Terra de Souza - Antonio Manoel Machado Mariano (Camarão)
João Carlos Menezes Châne - José Amaro Martins de Souza (Neco)
Keller Souza Moraes - Carlos Machado da Silva (Kaká)
Karla Lima Azevedo – Franquis Arêas
Simone Lima Azevedo Cardoso Lopes - Franquis Arêas
Fernando Cézar Rodrigues de Almeida - Carlos Machado da Silva (Kaká)
Fabiana de Mello Catalani Rosa – Alexandre Rosa
Sandiano Brum Mello - Alexandre Rosa
Ricardo José Pessanha de Oliveira - Alexandre Rosa
Leila Cardozo de Oliveira - Alexandre Rosa
Rejane de Almeida - Franquis Arêas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Correria no terreiro de Armando

A oposição de Quissmã oficializou a formação de uma frente para enfrentar a máquina do prefeito Armando Carneiro (PSC). O ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) e o vereador Júnior Selem (PR) reuniram suas respectivas militâncias na sede do PR local na noite de ontem para anunciar a formação de uma frente.

O governo sentiu o golpe no fígado, porque a oposição unida é apontada como pule de 10. Já a candidata governista, Fátima Pacheco (PT) e o secretário de Educação, Arnaldo Mathoso (PMDB), terão que se tolerar. Eles se odeiam, mas ela será a candidata do governo tendo Mathoso como vice. Não se sabe, no entanto, até quando a dobradinha pode durar.

Já o prefeito Armando Carneiro anda cuspindo marimbondos. Está esbravejando contra a oposição. Na festa de aniversário de 23 anos da cidade, comemorando com um bolo em praça pública na tarde de ontem, ele barrou o fotógrafo do jornal Ponto de Vista. Não anda satisfeito com os noticiários do jornal. Armando está acostumado com noticiário chapa-branca.

O seu maior dissabor no dia da festa foi quando teve que sair corrido, juntamente com a primeira-dama Alexandra Moreira, em meio às vaias da população.

Quissamã, literalmente, está em chamas. Secretários sinalizam que irão abandonar o barco. No governo, atualmente, há uma correria desenfreada, porque ninguém quer ficar com a incumbência de ser o último e apagar a luz. 

LELECO BARBOSA RECEBE A MEDALHA TIRADENTES

Em cerimônia realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o empresário, produtor e diretor de televisão Leleco Barbosa recebeu, nesta terça-feira (12/06), a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda do Parlamento fluminense. A iniciativa da concessão foi do deputado Dionisio Lins (PP). “Leleco tem serviços prestados pelo debate político que levanta em seu programa Deles e Delas”, justificou.
Para o apresentador, o grande momento que o estado do Rio vive, sobretudo pelos investimentos que vem recebendo, deve-se, em parte, ao trabalho dos deputados. Por isso, disse, “receber a Medalha Tiradentes é uma honra”. “Tudo de bom que vem acontecendo no nosso estado é fruto da ação coordenada dos deputados com o governador Sérgio Cabral. Por isso, agradeço meu amigo Dionisio Lins pela homenagem”, disse Leleco.
José Aurélio Barbosa de Medeiros, o Leleco, é o filho mais ilustre do antológico apresentador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, morto em 1988. Foi justamente pelas mãos do pai que deu os primeiros passos na televisão, dirigindo e produzindo os programas Discoteca e Buzina do Chacrinha, na TV Tupi, nos anos 60. Também dirigiria o pai no Cassino e na Discoteca do Chacrinha, da TV Globo, nos anos 80.
Com a morte de Chacrinha, passou a dirigir e produzir o programa de entrevistas Deles e Delas, que já esteve na grade da CNT, da Record e da Band – recentemente a atração retornou para a CNT. Leleco também foi diretor de operações e programação da TVE. Em 2005, para lembrar os 17 anos da morte de Chacrinha, organizou uma exposição de fotos na Alerj sobre a carreira do apresentador. A mostra ficou na Casa durante um mês(Fonte Alerj.)

terça-feira, 12 de junho de 2012

COMISSÃO DE ORÇAMENTO ANALISARÁ CONTAS DO GOVERNO NESTA QUARTA

A Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai se reunir nesta quarta -feira (13/06), às 13h30, na sala 316 do Palácio Tiradentes, para votar os ofícios com a prestação de contas do Poder Executivo relativas à gestão do ano de 2011. A comissão, presidida pelo deputado Coronel Jairo (PSC), receberá o secretário de Estado de Fazenda, Renato Villela, e um representante da Secretaria de Planejamento e Gestão para uma exposição sobre as contas antes da votação.(Fonte Alerj).

Projeto Consciência Ampla Sobre Rodas chega a São João da Barra

Prossegue até sexta-feira, dia 15, sempre a partir das 13h, a semana do projeto Consciência Ampla Sobre Rodas em São João da Barra. Em parceria com a Prefeitura, através da secretaria de Educação e Cultura, o evento foi aberto nesta segunda-feira, dia 11, com uma novidade: o lançamento do Concurso Cultural de Frases, que vai contemplar os ganhadores com até 90 unidades de geladeira. Ou seja, as noventa melhores frases vão dar aos seus autores o direito de trocar a sua geladeira velha por uma nova, dentro das atuais especificações técnicas. Todos podem participar desde que sejam maiores de 10 anos.
      O projeto Consciência Ampla Sobre Rodas é um conjunto de ações sócio-educativas que visam despertar o interesse pelo conhecimento em relação à economia. Para isso, não faltam incentivo no caminhão da energia que motiva a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, faz palestra para alunos da rede municipal de ensino e abre visitação/aula a todos os interessados ao interior do veículo, que mostra maquete educativa.
        Para fazer a troca de lâmpadas é necessário ter 18 anos, no mínimo, portar a última conta de luz e uma lâmpada usada/queimada, que será trocada por duas da espécie econômica. Já para as crianças da rede, o projeto distribui kit escolar contendo lápis, régua, apontador, borracha, caderneta e folder dobrável. A subsecretária de Educação Ana Cristina Alves Barreto, lembra que a parceria com a Ampla entra no terceiro ano consecutivo, e, avalia sua importância junto à comunidade por ser um projeto que alcança crianças, jovens e adultos. Cristina lembra ainda da participação de alunos do ensino médio envolvidos com o plantio de árvores, um programa da secretaria de Meio Ambiente.
Fonte Secom/SJB.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quissamã

 Aliança do ex-prefeito Octávio Carneiro (PP) e do vereador e presidente da Câmara Municipal, Juninho (PR).

Prefeita de Conceição de Macabu.

Lídia Mercedes (Tedi )

RIO+20: DEPUTADOS FARÃO PALESTRA SOBRE LEGISLATIVO E SUSTENTABILIDADE

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) marca presença nos eventos que compõem a Rio+20, na quinta-feira (14/06), a partir das 11h30, com o seminário “O Papel do Legislativo Estadual na Sustentabilidade: Reflexão e Ações”. Segundo o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), o encontro reflete a preocupação da Casa com o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. “O objeto deste evento é apresentar as visões do Parlamento sobre o tema da sustentabilidade. A população poderá acompanhar vários painéis, com a presença de deputados de diferentes partidos e especialistas convidados”, explicou o parlamentar.
O evento acontecerá no Parque dos Atletas, no auditório do Pavilhão do Rio de Janeiro, onde a assembleia terá um estande. No local, haverá distribuição de publicações exclusivas e atendimento ao público. Durante o seminário, os deputados vão falar sobre o trabalho que fazem e os desafios que têm na tentativa de aliar os desenvolvimentos econômicos, ambiental e social. Inovação, cultura, transportes e cidadania serão alguns dos temas abordados. Para se inscrever basta escolher os eventos dos quais quer participar no site http://www.rio20rj.gov.br/, preencher um ficha de inscrição e guardar a confirmação.
Os lugares são limitados. Confira abaixo a programação completo do evento realizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado.
“O Papel do Legislativo Estadual na Sustentabilidade: Reflexão e ações”
14 de junho, das 11h30 às 19h
Programação
Abertura:
11h30 – Deputado Paulo Melo, presidente da Alerj e presidentes das entidades integrantes do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho.
Palestra:
14h00: Dr. Haroldo Mattos Lemos “Do pensamento à ação: perspectivas para a Rio+20 e ações do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio”
Painéis:
14h30 – Deputado Luiz Paulo: “Sustentabilidade e catástrofes”
Debatedora: Thereza Carvalho, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)
15h05 - Deputada Aspásia Camargo: “Sustentabilidade e Saneamento ambiental”
Debatedor: Raul Pinho, presidente executivo do Instituto Trata Brasil (a confirmar)
15h40 – Deputado Gustavo Tutuca “Sustentabilidade e Inovação”
Debatedor: Ilan Goldman, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro – RJ)
16h15 – Deputado Pedro Fernandes “Sustentabilidade e Cidadania”
Debatedor: Rafael Viola, procurador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
16h50 – Deputado Robson Leite “Sustentabilidade e Cultura”
Debatedor: Bemvindo Siqueira, ator
17h25 – Deputado Gilberto Palmares “Sustentabilidade e Transportes”
Debatedor: Licinio Machado Rogerio, engenheiro e membro do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro
18h – Deputado Andre Lazaroni “Desenvolvimento Sustentável do Estado”
Debatedora: Verônica Da Matta, bióloga
Localização:
Pavilhão do Rio de Janeiro – Parque dos Atletas
Avenida Salvador Allende, s/n°
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Em frente ao Ricentro(Fonte Alerj).

terça-feira, 5 de junho de 2012

NO DIA DO MEIO AMBIENTE, DEPUTADA ENTREGA TÍTULO A OCEANÓGRAFO

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Aspásia Camargo (PV), concedeu, nesta terça-feira (05/06), o Título de Cidadão do Estado do Rio ao professor e oceanógrafo David Zee. “Ele contribui muito para o desenvolvimento verde do estado do Rio. Esta Casa de leis e a sociedade fluminense reconhecem sua trajetória profissional e sua militância”, disse a parlamentar. Aspásia também entregou moções de Congratulação e Aplauso às associações de moradores que se notabilizaram por sua militância ambientalista.
Em seu discurso, ela lembrou que, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu um encontro, conhecido como Conferência das Nações Unidas, para tratar de assuntos ambientais que envolviam o comprometimento com a ecologia e a evolução do planeta. “Naquele ano, 113 países começaram a discutir o tema e Indira Gandhi (primeira-ministra da Índia na época) levantou a bandeira do ambientalismo e da erradicação da miséria. Em 1992, com o evento no Rio (a Rio 92), começamos a pensar em mudar a natureza, transformando o desenvolvimento predatório em desenvolvimento sustentável”, afirmou.
“Estou muito honrado pela lembrança e pela generosidade da deputada Aspásia Camargo. A sensibilidade dela com o meio ambiente é motivo de estímulo para toda a sociedade. Ela faz um chamado para a causa via desenvolvimento consciente e sustentável”, afirmou Zee, que é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Oceanografia pela Universidade da Flórida e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a homenagem ao oceanógrafo, a deputada pediu ao cantor e compositor Flávio Ferr para apresentar a música “A Terra é o nosso lar”, de autoria do próprio artista.
Foram homenageados com moções os seguintes representantes de associações de moradores: Abílio Tozini, da Lauro Muller (Urca); Alfredo Piragibe, do Jardim Botânico; Celineia Paradella, da Urca; Evelyn Rozenweig, do Leblon; Jocelino Cavalcante, da comunidade Pedras Preciosas, na Baixada Fluminense; Maria Ignez Barreto, de Ipanema; e Marlene Parente, de São Conrado. Além deles, também receberam a homenagem o diretor de Meio Ambiente da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá, Robert Barboza; o presidente da Associação dos Recicladores do Estado do Rio, Edson Freitas; a Associação Green Life de Promoção e Qualidade de Vida; e o capitão Lauro Booto, do Corpo de Bombeiros. A deputada Clarissa Garotinho (PR) prestigiou o evento.(Fonte Alerj).

BAIXO FOLIA 2012

domingo, 3 de junho de 2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Agricultura divulgará ações do Rio Rural


A Secretaria de Agricultura e Pecuária vai apresentar na Rio+ 20, no estande do Governo do Estado, seu projeto piloto de monitoramento de propriedades rurais de agricultores incentivados pelo Rio Rural. A previsão é que, no período da conferência, aproximadamente 15 câmeras revelem em tempo real o trabalho de produtores que receberam apoio técnico e financeiro do programa em três microbacias: Teresópolis e Friburgo, na Região Serrana, e Varre-Sai, no Noroeste fluminense.

O programa, que conta com financiamento do Banco Mundial/Bird, incentiva a adoção de práticas sustentáveis e técnicas produtivas adequadas. Nas cidades serranas, o Rio Rural ajudou na recuperação emergencial aos produtores do campo que foram prejudicados pelas fortes chuvas de verão. Ações como a recuperação de mata ciliar, produção em estufa de olericultura (hortaliças), entre outras iniciativas, poderão ser assistidas por quem visitar o estande do Governo do Estado no período da Rio + 20.

Em Varre-Sai, no Noroeste fluminense, as câmeras deverão ser instaladas em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural. Após a conferência, as imagens poderão ser acessadas pelo site http://www.microbacias.rj.gov.br/.

– As câmeras vão nos permitir uma amostragem interessante das microbacias. O próprio financiador poderá, por exemplo, verificar o trabalho que está sendo feito pela internet – disse o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

O Rio Rural também desenvolveu um simulador de microbacias que será apresentado pela primeira vez no estande do governo na Rio + 20. A ferramenta interativa permite projetar os impactos das boas práticas agrícolas e de conservação ambientais incentivadas pelo programa.

--

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado

Baixofolia 2012

"São João da Barra tem recebido muitos olhares ultimamente, mas próximo ao dia dos namorados é impossível não perceber o amor eterno do Grupo Outside, do empresário Edvaldo Mendonça, com a terra banhada pelas águas do Atlântico e do velho Paraíba.
A Inside Comunicação, agência de publicidade do Grupo,  está resgatando eventos tradicionais da cidade outrora esquecidos por falta de investimento, como o Baixofolia, por exemplo. A agência também conceituou o Porto do Verão, criando uma assinatura para aquele que já é o maior e melhor evento de verão do norte fluminense.
Além dos investimentos na cultura, em parceria com Carla Caputi, presidente da CDL de São João da Barra, o Grupo tem investido fortemente em campanhas para aquecer a economia local, otimizando as vendas, reduzindo a inadimplência e restaurando o crédito do sanjuanense.
Segundo o empresário o Grupo e a cidade tem um "namoro antigo", mas ainda há muitas surpresas pela frente. Indicando que, no que depender do Grupo Outside, esse relacionamento está longe de cair na rotina."

Atrações musicais no final de semana em São João da Barra

A Programação musical elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer
movimenta o município de São João da Barra neste final de semana. Além dos projetos
musicais que acontecem na sede do município, atrações também na comunidade de Palacete,
que comemora a padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Nesta sexta-feira (01/06), o projeto musical Nossa terra, nossa gente leva ao público o som
de Rita Pirralho, em apresentação prevista para ter início às 22h, no Calçadão Jair da Graça
Raposo, no centro da cidade. No sábado (02/06) o projeto prossegue no calçadão, com Binha e
Gambazinho, às 22h, e no Largo Mariquinha Salva (Orla do Rio), às 21h, com Lobos Louros.
Já os festejos em homenagem à padroeira da comunidade de Palacete têm início também
nesta sexta-feira, dia primeiro, às 21h, com o grupo Unidos pela Fé. Sábado, a atração será
Alex do Forró, em show previsto para ter início às 22h. Fechando a programação, no domingo,
mais forró com a banda Katukai, às 21h.
Outro projeto musical desenvolvido com sucesso pela prefeitura de São João da Barra, o
Coreto Musical traz no domingo (03/06) a cantora Lene Moraes, às 20h, em apresentação na
praça do padroeiro São João Batista, no centro da cidade.(Fonte Secretaria de Comunicação Social)

APROVADAS NOVAS NORMAS SOBRE EXERCICIO DA ENFERMAGEM

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (31/05), em primeira discussão, o projeto de lei 839/11, que cria normas para o exercício da função de enfermagem no estado. Assinado pela deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), ele traz, em nove artigos, regras como a garantia de benefícios equivalentes às outras categorias profissionais da saúde e a proibição de plantões maiores que 24 horas. A parlamentar explica que o projeto resguarda a saúde desses profissionais. “Já vi enfermeiros dobrando 72 horas, não há quem aguente uma rotina como a que estes profissionais enfrentam”, diz a parlamentar, que já presidiu o sindicato da categoria no estado do Rio, com 170 mil profissionais atuando na área.
--
(Fonte Alerj).

ORÇAMENTO APROVA 82% DAS EMENDAS PARLAMENTARES À LEI DE DIRETRIZES

A Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votou nesta quinta-feira (31/05) o parecer às 661 emendas apresentadas em alteração ao projeto de lei 1.452/12 (Mensagem 16/12)  – com a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a elaboração do orçamento do próximo ano. O parecer, aprovado por unanimidade, foi favorável à incorporação de 82% das emendas – 453 na íntegra e 91 com subemendas (adaptações da comissão).
“Só foram rejeitadas emendas que fugiam ao objetivo do texto da LDO ou traziam alterações que já haviam sido aceitas”, explicou o presidente da comissão, deputadoCoronel Jairo (PSC). De acordo com o parlamentar, Educação, Transparência, Saúde e Segurança Pública foram as quatro áreas que mais sofreram alterações. As emendas aprovadas integrarão o projeto original do Governo do estado, que deverá ser incluído na pauta de votação na próxima semana.
Na ocasião, autores de propostas rejeitadas terão um último recurso para vê-las incluídas no texto original, com a apresentação de destaques, o que faz com que sejam defendidas e votadas individualmente. Voto vencido na tentativa de reduzir o percentual de remanejamento orçamentário para 20% por programa de trabalho e de garantir que dados da Cedae fossem mantidos nos sistemas de informação SIG e Siafen,  “em conformidade com a nova lei de acesso á informação”, o deputado Luiz Paulo (PSDB) antecipou que tentará ver suas emendas aprovadas em plenário.
Também estiveram presentes os deputados Luiz Martins (PDT) e Dionísio Lins (PP).(Fonte Alerj).

Sessão encerrada após problema com a plateia

A sessão da Câmara de São João da Barra voltou a ser tumultuada nesta quinta-feira (31) e foi encerrada ainda no Primeiro Expediente, enquanto os vereadores deliberavam sobre um requerimento. O vereador Antonio Manoel Mariano (Camarão) fazia o uso da palavra quando uma mulher que estava na plateia começou a se manifestar, discordando do edil.
O presidente da Casa, Gerson Crispim, pediu que ela fizesse silêncio para continuar a sessão, chegou a esperar alguns minutos, mas, não obtendo êxito, solicitou à Polícia Militar (com base no artigo 93, do Regimento Interno, que diz que “o presidente determinará a retirada do assistente que se conduza de forma a perturbar os trabalhos e evacuará o recinto sempre que julgar necessário, podendo para tanto, requisitar o auxílio da polícia”) que a conduzisse até a porta. Os policiais conversaram com ela, tentaram explicar que a plateia não pode interromper uma sessão legislativa, mas ela se negou a sair. Para evitar mais tumulto, Gersinho encerrou a sessão e seguiu para a delegacia para registrar a ocorrência. 
Costume – Apesar de ser proibida a manifestação do público durante uma sessão legislativa, em São João da Barra, as pessoas ainda têm esse costume enraizado, e esse tipo de conduta tem se tornado cada vez mais comum. Com o objetivo de tentar pôr ordem na Casa, o presidente baixou a portaria nº 007/12, publicada no Diário Oficial do último dia 30, vetando o uso de telefone celular ou similar que possa atrapalhar a atividade legislativa. “Precisei tomar essa medida porque as pessoas estavam vindo para cá, colocando música em volume alto no meio da sessão. E aqui dentro, os nove vereadores precisam ser respeitados”, disse Gersinho.